Extração Dentária: A extração, também conhecida como exodontia, é um procedimento realizado para remover um dente. Geralmente, os dentes removidos são aqueles que representam riscos para a saúde bucal, mas em certos casos, como no caso dos dentes do siso, até mesmo dentes saudáveis podem ser extraídos. A extração dos dentes do siso é um exemplo comum de procedimento na área da cirurgia oral menor e é recomendada em situações em que há dor ou quando sua presença interfere no alinhamento adequado dos outros dentes. A exodontia pode tranquilamente ser realizada no consultório, com o paciente sob anestesia local.

Cirurgias na gengiva: Estes procedimentos podem ser realizados por motivos de saúde ou estéticos, estando essa última situação relacionada com a gengivoplastia. Outros exemplos incluem aumento da coroa clínica, gengivectomias e raspagem de campo aberto.

Biópsias: As biópsias na cavidade oral são consideradas cirurgias orais menores e envolvem a remoção de pequenas amostras do tecido bucal. Geralmente, são realizadas para auxiliar em exames e investigações relacionadas a doenças infecciosas e outras condições associadas à saúde bucal e corporal.

Frenectomias lingual e labial: É remoção cirúrgica do freio labial e do freio lingual. Embora sejam procedimentos complexos, eles ainda são considerados cirurgias orais menores. Ambos os tipos de frenectomia são recomendados quando os freios linguais ou labiais são excessivamente grandes, interferindo em suas funções normais.
Buena Odontologia 2024 ®